Tecnologia TBIO Energia I para silagem
02 abr 2019

A cultivar de trigo TBIO Energia I, da Biotrigo, lançada no ano passado é uma boa opção para a produção de silagem no inverno em áreas que muitas vezes ficam ociosas e que podem ser utilizadas para a produção de alimentação animal.

A cultivar é direcionada para suprir a demanda de produção de pré-secado e silagem com qualidade nutricional, permitindo que os mesmos sejam produzidos e conservados durante o inverno, para serem ofertados nos períodos de maior escassez, o que auxilia na redução de custos na produção leiteira.

A TBIO Energia I é indicada para gados de corte, confinados, novilhas, vacas em pré e pós-parto e vacas em lactação, enriquecendo a dieta em proteína e energia, associadas à alta digestabilidade, aumentando a eficiência produtividade e gerando mais renda ao produtor.

 

Confira as características agronômicas

- Ciclo: Médio.

- Altura Média de Plantar: Médio.

- Perfilhamento: Médio.

- Germinação na Espiga: MR.

- Comportamento ao acamamento: MS-MR.

- Comportamento a debulhar: MS-MR.

- Crestamento: MR.

 

Destaques

- Ausência de arista.

- Elevada produção de matéria natural.

- Alta palatabilidade.

- Elevado valor nutricional.

- Boa sanidade foliar.

- Boa resistência ao acamamento.

- Ameniza a sazonalidade da produção animal.

  

Ponto de corte: pré-secado

- O ponto de corte para pré-secado do TBIO Energia I é no final do emborrachamento (80 a 90* dias após a semeadura) onde a planta encontra-se no “ponto de equilíbrio” entre produção de matéria seca e qualidade nutricional.

* Os dias podem variar dependendo do ano e da região.

  

Sugestão de uso e finalidade

- Excelente opção para vacas de alta produtividade e gado de corte, contribuindo como importantes fontes de proteína e energia, associado à alta digestibilidade, convertendo em leite e/ou carne.

 

Ponto de corte: Silagem

- O ponto de corte para silagem do TBIO Energia I é no estádio de grão massa mole ou pastoso (vide imagem ao lado), com teores de 35 a 42 % de matéria seca (110 a 120* dias após a semeadura).

* Os dias podem variar dependendo do ano e da região.

 

Sugestão de uso e finalidade

- Excelente opção de forrageira para gado de corte, novilhas e vacas em pré-parto, podendo ser substituído em até 100% do volumoso da dieta.

- Para vacas de alta produção substitui até 60% do volumoso da dieta.