Tempo: Sapezal (MT) tem acumulados de mais de 200 mm no sábado (16) e chuvas seguem pelo Centro-Oeste
19 fev 2019

O final de semana foi marcado por altos acumulados em áreas da região Centro-Oeste do Brasil. A cidade de Sapezal (MT), por exemplo, registrou mais de 200 milímetros somente no sábado (16). Outras regiões do país também registraram volumes expressivos.

Medições feitas na Fazenda Curió, localizada nas imediações da cidade de Sapezal (MT), apontam que as chuvas no sábado totalizaram 215,1 mm e no domingo (17) 11,4 mm. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também registrou bons volumes.

De acordo com dados do instituto brasileiro, no sábado, os cinco maiores acumulados na região Centro-Oeste foram registrados em Nova Maringá (MT): 56,4 mm, Iporá (GO): 46,4 mm, Costa Rica (MS): 44,4 mm, São Simão (GO): 42,2 mm e Sorriso (MT) 39,0 mm.

No domingo, volumes mais expressivos foram registrados. Comodoro (MT): 133,6 mm, São Felix do Araguaia (MT): 87,2 mm, Nova Xavantina (MT): 58,9 mm, São Miguel do Araguaia (GO): 55,6 mm e Sapezal (MT): 45,0 mm. A localização das estações pode variar os acumulados.

Além do Centro-Oeste, altos acumulados também foram registrados no final de semana em áreas do Sul do país e do Nordeste.

A condição mais úmida prevista em áreas do Centro-Norte do país foi prevista nos últimos dias. Essas chuvas chegaram até a maior parte das áreas produtoras do Brasil e devem contribuir para o desenvolvimento da safrinha de milho, após condição adversa na soja.

Segundo o modelo Cosmo do Inmet, chuvas devem seguir nos próximos dias sobre a maior parte do Brasil. Em áreas da região Centro-Oeste, as precipitações seguem, mas ficam mais fracas. As instabilidades seguem sobre a maior parte do país pelo menos até o início da próxima semana.

Nos próximos sete dias, segundo previsões do Inmet, quase todo o país receberá acumulados de até 100 mm, em uma condição de maior regularidade do que era registrado nas últimas semanas. Estados produtores do Centro-Oeste, Sul e Sudeste serão favorecidos, mas uma condição mais seca segue no Matopiba.

Em uma previsão mais estendida, do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), no período de 18 de fevereiro até 26 de fevereiro, chuvas volumosas se concentram no Centro-Norte, mas chove por quase todo o país.

De 26 de fevereiro até 06 de março, as precipitações seguirão concentradas sobre o Centro-Norte, mas reduzem sobre áreas do Sudeste, Sul e Nordeste, incluindo o Matopiba.

Fonte: https://bit.ly/2En43BK